Vendas e procura por cashback crescem no primeiro trimestre de 2021

O cashback é um benefício, mas, diferente do acúmulo de pontos, seu benefício é muito mais palpável e a recompensa é imediata.

O cashback registrou um salto de popularidade no Brasil nos últimos seis meses e se tornou a funcionalidade favorita dos consumidores móveis do país em apps de m-commerce. Ao serem solicitados a apontar em uma lista até três funcionalidades que mais apreciam em aplicativos de compras, 42% dos consumidores móveis marcaram o cashback.

Trata-se de um aumento de 12 pontos percentuais em apenas seis meses, o que reflete a popularização dessa ferramenta de fidelização, que vem sendo adotada por diversos aplicativos de m-commerce e m-payment. Os dados fazem parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil.

O consumidor costuma pesar alguns fatores no ato da compra. Independentemente de quão bom seja adquirir a mercadoria, ainda há complicações em desassociar a ideia da compra com o doloroso gasto de dinheiro. O cashback é uma forma de mudar a leitura dessa realidade. Isso porque se trata de um sistema que as empresas oferecem para que o cliente receba uma parcela do valor que foi gasto na compra. Assim, o cliente tira o foco da perda (o gasto de dinheiro com a compra) e se concentra no ganho (o cashback).

Fazer a relação entre o cashback e programas de porcentagem é bom para melhor definir o conceito desse serviço, afinal, é exatamente isso que ele faz: oferece ao consumidor a devolução de uma porcentagem em cima de determinadas compras. Mas a definição pode ser dada também pela própria tradução do termo que significa “dinheiro de volta“. O valor que retorna depende do valor da compra, do produto em questão e do que acordou-se entre a empresa e o aplicativo, programa ou site. Mas independentemente disso, as vantagens ainda possuem garantia.

Benefícios do cashback

As vantagens do cashback para o cliente são bem claras. O programa oferece um reembolso considerável do valor gasto no cartão de crédito. A porcentagem varia entre 0,5% a 50% na maioria dos casos, no entanto algumas empresas chegam a oferecer até 100% de retorno. Mas se engana quem acredita que isso é prejudicial para o lojista. São muitos os benefícios do serviço em um negócio. Por exemplo:

Visibilidade: frequentemente o cashback tem associação às marcas, e a marca é o que vem à mente do consumidor quando ele pensa em um produto. Por isso, é comum que o cliente veja e, consequentemente, busque marcas que ofereçam-lhe ganho.

Crescimento da base de clientes: o cashback expõe uma marca. Com a exposição e visibilidade, mais pessoas conhecem o produto/serviço ofertado e mais pessoas o consomem. O crescimento de vendas geralmente está aliado à criação de uma base sólida de clientes e isso é feito com a solução do cashback.

Mais chance de finalização da compra, recompra e fidelização: muitos carrinhos (virtuais e físicos) são abandonados durante a compra. O cashback, além de atrair os clientes, também os incentiva a adquirir a mercadoria e ganhar o reembolso. Uma vez satisfeitos, são maiores as chances de esse consumidor voltar a comprar, se tornar cliente fixo e até mesmo indicar a marca, gerando muito mais resultado em faturamento para a empresa.

Como funciona o cashback?

O cliente que deseja usar o serviço de cashback deve se inscrever em um programa, aplicativo ou site confiável e que tenha parceria com outras empresas. Depois do cadastro completo com os dados desse usuário, ele pode ir até uma loja de compras de uma dessas empresas, escolher suas mercadorias, e solicitar o retorno do dinheiro no caixa ao finalizar seu pagamento e pronto.

Para fidelizar clientes e ter um resultado expressivo no faturamento, as empresas recompensam seus clientes com cashback, e esse retorno, em dinheiro, cai na conta que o consumidor tem no aplicativo de cashback. Apesar da pequena variação das regras das bonificações, o ganho sempre é importante. A empresa pode escolher qual o percentual que quer dar em cashback ao cliente e em que dia da semana. Sendo também possível que a empresa que deseja ofertar o serviço aplique o cashback de formas diferentes que são: cashback único para a compra, cashback com percentual diferente em cada produto, ou cashback padrão para todos os produtos da loja ou o cashback fixo.

Dentre as opções disponíveis na internet, pode-se citar o site de cashback Nível CashBack que atualmente conta com mais de 4.000 estabelecimentos parceiros. O acesso ao site permite cadastro e, assim, uso do cashback. Também é possível garantir os benefícios através do aplicativo para Android na Google Play Store e iOs na Apple Store. Com o Ganhe de Volta, o cliente recebe o cashback diretamente no aplicativo nível cashback, onde dentro do mesmo app é possível ver todas as opções de estabelecimentos que dão cashback, o cliente vê em qual loja ou comércio da sua cidade ele pode obter mais dinheiro de volta, vai até o local e realiza sua compra. Até porque cada compra gera um saldo que, podem ser usados para, recarregar crédito em celular de qualquer operadora, pagar boletos, recargas de jogos na Google Play, transferir para outra pessoa incluindo menor de idade, pagar compras com saldo no comércio e transferir para a conta bancária.

Ou seja, na própria plataforma, o consumidor pode avaliar se realmente a oferta de cashback é a melhor para concluir a compra. Isso demonstra transparência com a qual é trabalhada. Além disso, o aplicativo nível cashback trabalha com diversas opções de sorteios em que a empresa pode realizar campanhas de incentivo e de atração de clientes gerando mais visitas em seu estabelecimento, deixando a compra ainda mais lucrativa e econômica para seus clientes.

Vale a pena ter o cashback, é vantagem?

O cashback tem sido uma aposta de fidelização de clientes, utilizada para fortalecer as vendas. Afinal, o comercio está competitivo e a devolução de parte do valor da compra tem gerado mais impacto do que apenas descontos. Por isso, é possível comprar itens de departamentos variados como roupas, calçados, livros, móveis, eletrodomésticos, brinquedos, perfumes, entre outros, basta verificar na sua cidade quais estabelecimentos já tem um programa de cashback.

Se ainda não tem na sua loja ou na sua cidade, corra, não perca tempo, você está deixando dinheiro na mesa. Cadastre-se logo e seja um dos pioneiros a levar a inovação para dentro do seu estabelecimento.

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Algumas lojas das mais famosas do Brasil que já aderiram e apostam nesse atrativo para as promoções são Americanas.com, Casas Bahia, AliExpress, Netshoes, Zattini, Sephora, Microsoft Store e Amazon. A porcentagem do valor devolvido dependerá da loja. A loja Centauro, por exemplo, oferece 5,2% de volta. Já a Zanttini possibilita 8%. Em datas específicas lojas chegam a oferecer 50% de cashback.

Ao pensar que muitas pessoas aproveitam datas de liquidação para comprar produtos mais caros e esperar por boas oportunidades, fazendo grandes compras, percebe-se que é possível obter lucro.

E aí, já pensou nas datas comemorativas importantes em que sua empresa poderia estar aumentando a quantidade de clientes e faturando muito mais com suas vendas?

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Fonte Website: https://www.terra.com.br/

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